Cada vez mais as empresas que desenvolvem software estão dedicando mais atenção à etapa de testes. Com o aumento do interesse nessa etapa do desenvolvimento, há necessidade de se ter acesso a bons a materias de referência: livros, sites, artigos, glossários etc. Tenho conversado bastante com fornecedores de serviços de testes, e vejo claramente como o vocabulário da área de testes ainda não está cristalizado. É comum haver problemas na definição de testes unitários, testes de sistemas, testes de integração, casos de testes, cenários de testes, condições de testes e por aí vai…Cada um tem a sua própria definição para cada termo. Penso que na área de codificação os termos já estejam bem mais critalizados se comparados com os termos de testes!

Certamente uma contribuição para sedimentação dos conceitos de testes são os processos de certificação. Segue abaixo as duas ofertas mais conhecidas de serviços de certificação:

1) a certificação do BSTQB (Certified Tester, Foundation Level – CTFL, provida pelo ISTQB). Veja mais informações sobre essa certificação no site – http://www.bstqb.org.br/modules/content/index.php?id=2.

2) e a certificação da ALATS (Certificação Brasileira de Teste de Software – CBTS). Veja mais informações sobre essa certificação no site – http://www.alats.org.br/Default.aspx?tabid=28

No site da BSTQB você encontra um conteúdo (em português) sobre fundamentos de testes (disponível em Syllabus Foundation Level), e ainda um glossário (disponível em ISTQB – Glossário de Termos de Teste). É um material que todo profissional da área de testes deveria ter conhecimento! Confira!