Tenho trabalhado muito com a implantação de metodologia de desenvolvimento de sistemas, e o que ouço freqüentemente dos desenvolvedores basicamente é que ela burocratiza o processo de desenvolvimento. Será?

Considere o RUP, que é formado por nove disciplinas cada uma com um conjunto de artefatos, produtos de trabalhos, checklists, templates, papéis etc. Quem consegue desenvolver um software seguindo completamente todas essas nove disciplinas? Certamente ninguém, nem a própria IBM. Ocorre que não se recomenda adotar o RUP, ou qualquer outra metodologia, sem uma devida “customização” da mesma para as necessidades de cada equipe de desenvolvimento. Customizar significa adotar apenas o necessário, o suficiente.

clip_image001_thumb

A adoção de uma metodologia adequada às suas necessidades de desenvolvimento de sistemas traz vários benefícios como: estabelecer uma linguagem comum para a equipe de desenvolvimento e os envolvidos no projeto (clientes, patrocinadores e fornecedores), atender a requisitos legais de compliance, SOX, auditorias e órgãos regulamentadores, melhorar a qualidade do software; rápida capacitação de novos colaboradores quanto ao processo de desenvolvimento adotado pela equipe, protege os ativos de software produzidos pela empresa além de permitir que qualquer membro da equipe possa sair de férias, sem parar o processo de desenvolvimento, ou de ser chamado nas suas férias para uma manutenção emergencial em um software em produção!

Qual a melhor metodologia a ser adotada? Para mim será aquela que representa apenas o necessário através de um conjunto de práticas (casos de uso, diagramas da UML, modelagem de processos de negócios, etc) de atividades, quem desempenha qual papel no processo de desenvolvimento e com um conjunto mínimo de artefatos que agreguem valor ao processo de desenvolvimento. Isso não é burocratizar, é racionalizar o desenvolvimento.

Quem tiver interesse em conhecer um conjunto com diversos links sobre as diversas metodologias de desenvolvimento atuais, elaborei uma lista no Delicious. Acesse: http://del.icio.us/prasabermais