Muitas vezes o custo de um software de licença comercial como o Microsoft Project se torna proibitivo e então a saída é partir para o software open-source. Se esse é o seu caso vale a pena dar uma olhada no OpenProj. Começe fazendo o download e efetuando a instalação do mesmo.

O processo de instalação é extremamente simples, solicitando apenas a confirmação do caminho de instalação do software. Ao término da instalação você tem a opção de já executar o OpenProj. Ao iniciar o OpenProj pela primeira vez, você verá o termo de aceite da licença de uso do software ( Common Public Attribution License Version 1.0 (CPAL). Em seguida você pode registrar seu e-mail para receber novidades sobre o produto e então começar a utilizar o produto.

O OpenProj apresenta uma interface de fácil utilização e na instalação reconhece automaticamente o idioma utilizado. Na interface do produto deve-se trabalhar com o Gráfico de Gantt, onde se cria o cronograma para as atividades de um determinado projeto. A partir daí, pode-se visualizar o Gráfico de Redes, de Recursos, EAP, RBS (Resource Breakdown Structure), Relatório, Uso da Tarefa e Uso de Recurso.

A figura abaixo ilustra um exemplo do gráfico de Gantt.

openproj

Para saber mais sobre o OpenProj consulte a documentação disponível on-line em português