O mercado de certificações profissionais na área de TI movimenta milhões todos os anos, e há certamente certificações para todas os tipos de necessidades, e aquelas mais reconhecidas e valorizadas e as que não fazem tanto sucesso.

Na área da engenharia de software há uma certificação que está agora sendo oferecida aqui no Brasil, e ainda pouco conhecida que é a CPRE-FL (Certified Professional Requirements Engineer – Foundation Level) . Essa certificação é mantida pelo IREB (International Requirements Engineering Board), e oferecida no Brasil pelo IBQTS (Instituto Brasileiro de Qualidade em Testes de Software).

Está disponível no site do IBQTS o material chamado de syllabus que documenta os conteúdos a serem estudados para o exame de certificação. Esse material pode ser obtido no site do IBQTS. Além do syllabus está disponível também um glossário de termos.

Por fim existe um livro recomendado para quem vai fazer o exame, que pode ser comprado na Amazon ainda só disponível em inglês. Veja mais informações na página sobre essa certificação.

Penso que todos os profissionais que trabalham com engenharia de software deveriam passar por algum tipo de certificação em engenharia de requisitos, dado a importância dessa disciplina para o desenvolvimento de um software com qualidade.

[*Atualização desse post] – A partir de 2012 a certificação CPRE-FL passou a ser oferecida também pela ABRAMTI