LO-1.1.4 – Descrever porque teste é parte da garantia da qualidade e dar exemplos de como o teste contribui para atingir um nível de qualidade superior. (K2)

Tópico - Progresso:

É preciso entender teste dentro de um contexto maior, onde diversas ações reduzirão os riscos de falhas no de software. A garantia da qualidade irá certificar que o software está sendo desenvolvido corretamente, visando a redução das falhas na fase de testes.

Controle de qualidade é uma ação de validação feita depois que o produto de software estar pronto.

Garantia da qualidade é um conjunto de atividades feita ao longo do processo de desenvolvimento visando garantir que o software está sendo desenvolvido de acordo com as especificações de cada parte que irá compor o software. É uma atividade contínua ao desenvolvimento.

Qualidade de software pode ser definida como conformidade aos requisitos.

Os testes são uma medida da qualidade do software. Já que os casos de testes são uma amostra da utilização do software, a qualidade experimentada pelo usuário não será diferente daquela experimentada durante os testes.

Sem conhecer a qualidade dos testes, é impossível estabelecer a real qualidade do software

qualidade-dos-testes

Todos o projetos de software estão sujeitos a riscos: de prazos, de funcionalidades, de custos e de qualidade. O teste ajuda a reduzir os riscos e serve como indicador para liberação ou não do software

É impossível testar um software completamente, pois a especificação do software é subjetiva, dúbia ou incompleta, o número de entradas, caminhos internos e saídas são muito grandes, a avaliação de alguns aspectos do software é subjetiva, os critérios de avaliação podem mudar com o tempo. Os esforços de testes devem ser orientados a riscos